1º ANO - 2012


ATIVIDADES 2012 

UM SAFARI NA AFRICA





PROFESSORAS:
MONICA PEREIRA SALLU GIROTTO
MARIA RITA DE OLIVEIRA
MONICA PARAZELLI POPAZOGO
RUTE ELENA DE SOUZA
PAPE:
MAGALI A. RICHTER SOUZA

AGENTE DE BIBLIOTECA:
DANIEL PEREIRA DIAS

UM SAFARI NA ÁFRICA  
O PROJETO
Justificativa
Com o intuito de aprimorar a escrita e desenvolver os hábitos de pesquisa dos alunos, e desenvolver o gosto pelo “faz de conta” iremos realizar esta viagem imaginária, aprendendo um pouco sobre a África, alguns costumes e ritmos assim como conhecer os animais que vivem por lá.
Objetivos
Ø     Ampliar o repertório dos alunos a respeito das características de alguns animais encontrados no continente africano
Ø  Desenvolver a capacidade de selecionar informações à partir de textos coerentes.
Ø      Produzir textos informativos  com ajuda de escriba;
Ø     Produzir um material de pesquisa de forma coletiva com a participação efetiva dos alunos.
Ø      Desenvolver a criatividade

Conteúdos
         Noção de localização;
         Jogos simbólicos;
         Exploração de ritmos e danças africanas;
         Identificação dos animais;

Metodologia e procedimentos:

- leitura do livro Bia vai a África;
- propor aos alunos uma viagem a África; (apresentação/discussão sobre projeto com alunos)
- Preparando a passagem e o passaporte; (preenchimento do passaporte)
- preparando a mala de viagem ,lista de coisas que iremos colocar na mala no Word;
-Vestindo para viagem (bonequinho de papel  ou a roupinha  de viagem
-Viajando até a África em sala de aula utilizando o mapa  e no laboratório utilizando o Google Heart.
- Assistir um vídeo de um safári. http://www.youtube.com/watch?v=8DAtHupmWrw

- fazer um passeio no simba safári (fotografando a viagem);
-Fotografando a viagem (foto safári e Safari na savana) http://www.smartkids.com.br/especiais/safari-na-africa.html
-Conhecendo os animais:
         Pesquisa em dupla para preencher uma ficha com dados sobre os animais;
         (selecionar informações previamente solicitadas)
-Confeccionar o animal de massinha e fotografar para usar como ilustração da ficha de animais.
- Conhecendo uma aldeia africana e seus costumes,
         Leitura de contos e lendas
         Textos informativos sobre costumes
         Apreciação de algumas músicas africanas
Produto final
Coletânea de atividades, conforme descrição no final de cada etapa prevista.


COMEÇANDO O SAFARI

Com o intuito de aprimorar a escrita e desenvolver os hábitos de pesquisa dos alunos, e desenvolver o gosto pelo “faz de conta” iremos realizar esta viagem imaginária, aprendendo um pouco sobre a África, alguns costumes e ritmos assim como conhecer os animais que vivem por lá.
O que irá nos colocar nesta aventura será a Leitura do livrinho que o Daniel da biblioteca indicou
 BIA NA ÁFRICA 
de Ricardo Dreguer

CONVITE PARA VIAGEM
   "Você gosta de viajar?Já morou em alguma cidade ou país diferente daquele em que nasceu?
     Neste livro, vou convidar você para uma viagem até a África. Viajará comigo e com a minha mãe para alguns países deste continente.......Por isso, viajar para a África não será apenas um passeio, mas um jeito de conhecer as raízes do Brasil e dos brasileiros.
      Está preparado para embarcar? Então, arrume sua mala e boa viagem!"











 

ARRUMANDO AS MALAS.....O QUE SERÁ QUE IREMOS LEVAR???













 
 


 



 

 


 







Fazendo uma lista de tudo que iremos levar.....assim não esqueceremos de nada.









modelo da lista feita pelos alunos









modelo de lista






DESENHANDO A MALA E O QUE VAMOS LEVAR






Realizando um circuito na biblioteca
Vamos para África, mas..... onde ela fica mesmo? Vamos descobrir com a ajuda das professoras e do  Daniel da biblioteca!















 A PROFª MAGALI DO LABORATÓRIO  PROVIDENCIOU A PASSAGEM E O PASSAPORTE


Adaptado do passaporte retirado do site www.criançafazarte.com.br

E  PROFESSORA E  O DANIEL VÃO AJUDAR A PREENCHER  A PASSAGEM!












E NA SALA OS ALUNOS IRÃO FAZER O PASSAPORTE E COLAR A FOTINHO DELES!










TUDO PRONTO  VAMOS EMBARCAR NESSA VIAGEM... NOSSO PONTO DE ENCONTRO EMEB PROFª KAZUE FUZINAKA!!!  ESTÃO PRONTOS?






 LEVANTANDO VOO.....


 CHEGANDO A REPÚBLICA DE CAMARÕES












Vamos aprender um pouco mais sobre a África?


No dia 25 de abril tivemos a oportunidade  de conhecer melhor o continente para o qual nossas turmas do 1º ano estão se preparando para viajar! Os pais do aluno Shelton do 3º ano são de Moçambique e vieram falar sobre a cultura, os costumes e tradições do país deles, além mostrar um panorama geral sobre os outros países africanos.Nossos agradecientos ao palestrantes Maurício Samussone, a Georgina Anastácia Butelane e ao aluno Shelton Maurício Samussone.












CIRCUITO DE PESQUISA NA BIBLIOTECA

Aqui nossos alunos já estão desbravando o continente africano pesquisando os animais que fazem parte da fauna desse continente para realizar o sárafi deles, assim como estão   estudando também costumes e influências da cultura africana por meio de livros que revelam  a força e a beleza dessa cultura na dança, na comida, nas roupas e na arte e verificando as similaridades com a cultura brasileira!




Pesquisando nos livros é como se as crianças estivessem mesmo em plena savana africana!





 


 
 


 
 


 
 






DESENHANDO OS ANIMAIS NO LABORATÓRIO USANDO O TUXPAINT




CONTINUANDO O SAFARI...

VISITAMOS O ZOOLÓGICO VENDO OS ANIMAIS....





Olha só o elefante!

A girafa é um do animais mais altos da terra segundo os alunos do 1º ano!



Olha o lanchinho

O tigre não é da África disseram os alunos? Como eles sabem disso? Eles devem ter pesquisado bastante.

Nossos turistas  na selva!

 As crianças acham que a   zebra é um dos bichos mais simpáticas da África!

O camelo descansando!

Este é o rinoceronte!

Os macacos e chipanzés são engraçados!

Pausa para o descanso.


Adicionar legenda







O REGISTRO ESCRITO DESTA VIAGEM ACONTECEU EM TRÊS  ETAPAS:

1ª TEXTOS COLETIVOS 

(a cada dia de pesquisa estudavamos um animal e em sala de aula faziamos o texto coletivo que posteriormente foi digitado pela professora e ilustrado pelo aluno)
  • 2ª ESCRITA DO QUE FOI SIGNIFICATIVO DE CADA ANIMAL
(A classe foi dividida em duplas, cada uma ficou responsável pelo registro das descobertas de um animal)

  • 3ª GRAVAÇÃO DO VÍDEO DE DESCOBERTAS DE VIAGEM
(Registro oral do que o aluno achou significativo sobre os animais)

ESTE REGISTRO DEU ORIGEM A O LIVRINHO "UM SAFARI NA ÁFRICA" ONDE DEIXAMOS REGISTRADO TUDO O QUE DESCOBRIMOS.







JUNTO COM O LIVRO FOI ENTREGUE UM DVD COM O REGISTRO DAS FOTOS DE TODA A NOSSA VIAGEM E DE NOSSAS DESCOBERTAS.

(Infelizmente a qualidade do som não ficou boa. Tentamos melhorar utilizando o audacity, mas a voz dos alunos estava ficando distorcida. Optamos então por deixar no formato original)

1º ANO A


1º ANO B



1º ANO C


1º ANO D






NOSSA BAGAGEM VOLTOU TÃO PESADA, COM TANTAS COISAS PARA CONTAR E MOSTRAR QUE OPTAMOS POR EXPOR TUDO O QUE FIZEMOS NA MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA QUE ACONTECEU NO DIA 24 DE NOVEMBRO.