Projeto Trilhas
O projeto teve por objetivo desenvolver com as crianças competências para leitura e produção de textos. As atividades foram planejadas semanalmente, seguindo uma rotina sistemática, e utilizados todos os recursos disponibilizados no material do projeto (livros de leitura – contos clássicos,poemas,histórias de repetição e acumulação, além dos jogos para desenvolvimento da linguagem). As atividades foram realizadas em sala de aula e na biblioteca escolar. Os alunos foram muito participativos e demonstraram não somente interesse como avanços significativos no processo de alfabetização.
|
LIVROS QUE FORAM UTILIZADOS PARA O PROJETO. |
1º TRABALHO DESENVOLVIDO COM CONTOS E HISTÓRIAS CLÁSSICAS.
|
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMHELHO. |
|
LEITURA DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO DO LIVRO "CONTOS DE PERRAULT" DO PROJETO. |
|
REGISTRO DO LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS JUNTO COM OS ALUNOS. |
|
TRABALHO RESSALTANDO AS ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA. |
|
LEITURA E COMPARAÇÃO COM VERSÕES E ILUSTRAÇÕES. |
|
ATIVIDADE EM GRUPO PARA RECUPERAR A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA. |
|
USO DE CARTELAS DE ILUSTRAÇÃO COM CENÁRIOS E PERSONAGENS DE CHAPEUZINHO VERMELHO. |
|
JOGO DA CAIXA PROJETO TRILHAS. |
|
CONVERSA SOBRE INTENÇÕES E FALAS DOS PERSONAGENS ENTONAÇÃO ADEQUADA NAS FALAS DAS PERSONAGENS. |
2ºTRABALHO COM POESIAS.
|
LEITURA DE POEMAS DOS LIVROS A ARCA DE NOÉ DE VINICÍUS DE MORAES E BOI DA CARA DE PRETA DE SÉRGIO CAPARELLI. |
|
SELEÇÃO DOS POEMAS QUE OS ALUNOS MAIS GOSTARAM. |
|
ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA COM TEXTOS POÉTICOS. |
|
TRABALHO DESENVOLVIDO NA BIBLIOTECA PARA DESENVOLVER A APRECIÇÃO E O RECONHECIMENTO DO TEXTO POÉTICO. |
|
POEMA TRABALHADO TREM DE FERRO DE MANUEL BANDEIRA. |
|
APRECIAÇÃO JUNTO COM OS ALUNOS DE OUTROS POEMAS VISUAIS TRABALHANDO A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NA FOLHA JUNTO COM AS CRIANÇAS. |
|
MONTANDO A ESTRUTURA DE UM POEMA PARA OS ALUNOS RECONHECEREM A ESTRUTURA DE VERSOS E ESTROFES. |
|
OS PRÓPRIOS ALUNOS CONSTROEM O POEMA DO TREM DE FERRO. |
|
O TRABALHO PERMITIU A ASSIMULAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM POEMA. |
|
RELEITURA EM DESENHO EM CIMA DO POEMA INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE |
|
EXPOSIÇÃO DO RELEITURA EM DESENHO DO POEMA NA BIBLIOTECA. |
|
SARAU DE POESIAS NO QUAL OS ALUNOS DEECLAMAM AS POESIAS QUE ELES MAIS GOSTARAM DURANTE O DECORRER DO PROJETO. |
|
POEMAS DE VINICÍUS DE MORAES COMO A FOCA , O PATO FORAM OS MAIS DECLAMADOS! |
|
POEMAS DE SÉRGIO CAPARELLI TAMBÉM FORAM APRECIADOS PELOS PAIS NO SARAU FEITO PELA CRIANÇAS. |