PROJETO TRILHAS

 Projeto Trilhas



 O projeto teve por objetivo desenvolver com as crianças competências para leitura  e produção de textos. As atividades foram planejadas semanalmente, seguindo uma rotina sistemática, e utilizados todos os recursos disponibilizados no material do projeto (livros de leitura – contos clássicos,poemas,histórias de repetição e acumulação, além dos jogos para desenvolvimento da linguagem). As atividades foram realizadas em sala de aula e na biblioteca escolar. Os alunos foram muito participativos e demonstraram não somente interesse como avanços significativos no processo de alfabetização.



LIVROS QUE FORAM UTILIZADOS PARA O PROJETO.



1º TRABALHO DESENVOLVIDO COM CONTOS E HISTÓRIAS CLÁSSICAS.
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMHELHO.


LEITURA DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO DO LIVRO "CONTOS DE PERRAULT" DO PROJETO.
REGISTRO DO LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS JUNTO COM OS ALUNOS.



TRABALHO RESSALTANDO AS ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA.



LEITURA E COMPARAÇÃO COM VERSÕES E ILUSTRAÇÕES.


ATIVIDADE EM GRUPO PARA RECUPERAR A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA.


USO DE CARTELAS DE ILUSTRAÇÃO COM CENÁRIOS E PERSONAGENS DE CHAPEUZINHO VERMELHO.


JOGO DA CAIXA PROJETO TRILHAS.


CONVERSA SOBRE INTENÇÕES E FALAS DOS PERSONAGENS ENTONAÇÃO ADEQUADA NAS FALAS DAS PERSONAGENS.




 2ºTRABALHO COM POESIAS.

LEITURA DE POEMAS DOS LIVROS A ARCA DE NOÉ DE VINICÍUS DE MORAES E BOI DA CARA DE PRETA DE SÉRGIO CAPARELLI.


SELEÇÃO DOS POEMAS QUE OS ALUNOS MAIS GOSTARAM.



ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA COM TEXTOS POÉTICOS.


TRABALHO DESENVOLVIDO NA BIBLIOTECA PARA DESENVOLVER A APRECIÇÃO E O RECONHECIMENTO DO TEXTO POÉTICO.



POEMA TRABALHADO TREM DE FERRO DE MANUEL BANDEIRA.



APRECIAÇÃO JUNTO COM OS ALUNOS DE OUTROS POEMAS  VISUAIS TRABALHANDO A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NA FOLHA JUNTO COM AS CRIANÇAS.


MONTANDO A ESTRUTURA DE UM POEMA  PARA OS ALUNOS RECONHECEREM A ESTRUTURA DE VERSOS E ESTROFES.


OS PRÓPRIOS ALUNOS CONSTROEM O POEMA DO TREM DE FERRO.


O TRABALHO PERMITIU A ASSIMULAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM POEMA.



RELEITURA EM DESENHO EM CIMA  DO POEMA INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE



EXPOSIÇÃO DO RELEITURA EM DESENHO DO POEMA NA BIBLIOTECA.




SARAU DE POESIAS NO QUAL OS ALUNOS DEECLAMAM AS POESIAS QUE ELES MAIS GOSTARAM DURANTE O DECORRER DO PROJETO.


POEMAS DE VINICÍUS DE MORAES COMO A FOCA , O PATO FORAM OS MAIS DECLAMADOS!


POEMAS DE SÉRGIO CAPARELLI  TAMBÉM FORAM APRECIADOS PELOS PAIS NO SARAU FEITO PELA CRIANÇAS.