Projeto Trilhas
 O projeto teve por objetivo desenvolver com as crianças competências para leitura  e produção de textos. As atividades foram planejadas semanalmente, seguindo uma rotina sistemática, e utilizados todos os recursos disponibilizados no material do projeto (livros de leitura – contos clássicos,poemas,histórias de repetição e acumulação, além dos jogos para desenvolvimento da linguagem). As atividades foram realizadas em sala de aula e na biblioteca escolar. Os alunos foram muito participativos e demonstraram não somente interesse como avanços significativos no processo de alfabetização.
  | 
| LIVROS QUE FORAM UTILIZADOS PARA O PROJETO. | 
1º TRABALHO DESENVOLVIDO COM CONTOS E HISTÓRIAS CLÁSSICAS.
  | 
| LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO CONTO DE CHAPEUZINHO VERMHELHO. | 
  | 
| LEITURA DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO DO LIVRO "CONTOS DE PERRAULT" DO PROJETO. | 
  | 
| REGISTRO DO LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS JUNTO COM OS ALUNOS. | 
  | 
| TRABALHO RESSALTANDO AS ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA. | 
  | 
| LEITURA E COMPARAÇÃO COM VERSÕES E ILUSTRAÇÕES. | 
  | 
| ATIVIDADE EM GRUPO PARA RECUPERAR A SEQUÊNCIA DA HISTÓRIA. | 
  | 
| USO DE CARTELAS DE ILUSTRAÇÃO COM CENÁRIOS E PERSONAGENS DE CHAPEUZINHO VERMELHO. | 
  | 
| JOGO DA CAIXA PROJETO TRILHAS. | 
  | 
| CONVERSA SOBRE INTENÇÕES E FALAS DOS PERSONAGENS ENTONAÇÃO ADEQUADA NAS FALAS DAS PERSONAGENS. | 
 2ºTRABALHO COM POESIAS.
  | 
| LEITURA DE POEMAS DOS LIVROS A ARCA DE NOÉ DE VINICÍUS DE MORAES E BOI DA CARA DE PRETA DE SÉRGIO CAPARELLI. | 
  | 
| SELEÇÃO DOS POEMAS QUE OS ALUNOS MAIS GOSTARAM. | 
  | 
| ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA COM TEXTOS POÉTICOS. | 
  | 
| TRABALHO DESENVOLVIDO NA BIBLIOTECA PARA DESENVOLVER A APRECIÇÃO E O RECONHECIMENTO DO TEXTO POÉTICO. | 
  | 
| POEMA TRABALHADO TREM DE FERRO DE MANUEL BANDEIRA. | 
  | 
| APRECIAÇÃO JUNTO COM OS ALUNOS DE OUTROS POEMAS  VISUAIS TRABALHANDO A DISPOSIÇÃO DAS PALAVRAS NA FOLHA JUNTO COM AS CRIANÇAS. | 
  | 
| MONTANDO A ESTRUTURA DE UM POEMA  PARA OS ALUNOS RECONHECEREM A ESTRUTURA DE VERSOS E ESTROFES. | 
  | 
| OS PRÓPRIOS ALUNOS CONSTROEM O POEMA DO TREM DE FERRO. | 
  | 
| O TRABALHO PERMITIU A ASSIMULAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE UM POEMA. | 
  | 
| RELEITURA EM DESENHO EM CIMA  DO POEMA INCENTIVANDO A CRIATIVIDADE | 
  | 
| EXPOSIÇÃO DO RELEITURA EM DESENHO DO POEMA NA BIBLIOTECA. | 
 
  | 
| SARAU DE POESIAS NO QUAL OS ALUNOS DEECLAMAM AS POESIAS QUE ELES MAIS GOSTARAM DURANTE O DECORRER DO PROJETO. | 
  | 
| POEMAS DE VINICÍUS DE MORAES COMO A FOCA , O PATO FORAM OS MAIS DECLAMADOS! | 
  | 
| POEMAS DE SÉRGIO CAPARELLI  TAMBÉM FORAM APRECIADOS PELOS PAIS NO SARAU FEITO PELA CRIANÇAS. |