“OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA”
PROFESSORAS:
1º ANO A - WALÉRIA
1º ANO B - MARIA RITA
1º ANO C - ADRIANA
PROFESSORAS:
1º ANO A - WALÉRIA
1º ANO B - MARIA RITA
1º ANO C - ADRIANA
Nossa! o Super H2O está pedindo ajuda, pois uma invenção do Franjinha (Turma da Mônica )
saiu do controle e os quatro elementos se perderam no tempo e só com ajuda de nossos destemidos alunos
poderemos recuperar os quatro elementos e salvar o planeta!
Vejam a mensagem que recebemos:
Nosso primeiro desafio será recuperarmos o Elemento Água para isso vamos realizar uma roda de conversa para que os alunos mostrem seus conhecimentos prévios, levantem hipóteses (onde encontramos água? para que usamos água ? E se a água acabar o que pode acontecer ?)
Uma das questões que surgiram é de como a Turma poderia nos identificar como parceiros nesta busca então resolvemos criar o distintivo de investigador. Para que se identifique a veracidade das informações contidas neste distintivo o mesmo deverá ser preenchido pelo próprio aluno.
A Primeira coisa que decidimos fazer foi investigar onde encontramos água, para isso montamos uma lista coletiva de lugares.
REPRESA
CACHOEIRA
MAR
PRAIA
NA TERRA
PISCINA
RIO
PRIVADA
CORRENTEZA
FILTRO DE ÁGUA
TORNEIRA
QUANDO CHOVE
CÉU
Vamos desenhar onde encontramos água.
UMA PAUSA NO PROJETO PARA REUNIÃO DE PAIS
MOSTRANDO UM POUCO DA ROTINA DOS ALUNOS
Fotos do passeio da turma do 1º Ano C - professora Adriana
https://goo.gl/photos/9V9Bw836pzuzW4Te6
Em parceria com as atividades de sala de aula, onde a professora está trabalhando o projeto "Os quatro elementos da natureza" tendo como foco do momento o elemento água. Nas aulas de artes optamos por trabalhar elementos que envolvam o assunto.
Quem me ensinou a nadar
Quem me ensinou a nadar
Foi, foi marinheiro
Foi os peixinhos do mar...
PONTOS E LINHAS
APRENDENDO COM A TURMA DO CHUÁ CHUÁGUA, ASSISTINDO A VÍDEO COM O TEMA NA BIBLIOTECA
EXPLORANDO O SITE:
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm
PRIMEIRO COM A PROFESSORA E DEPOIS SOZINHOS.
TREINAMENTO CONSTANTE PARA NOSSOS INVESTIGADORES DECIFRANDO LETRAS, NÚMEROS E CÓDIGOS.
DEVIDO AO TRABALHO EM PARCERIA, NOSSOS ALUNOS FICARAM CURIOSOS UM SOBRE OS OUTROS, POR ESSE MOTIVO RESOLVEMOS DESENHAR A NOSSA FAMÍLIA E É MUITO LEGAL DESCOBRIR QUE CADA UM TEM SUA HISTÓRIA.
MAS...ONDE
USAMOS ÁGUA?
-POSTO
DE GASOLINA
-PARA
TOMAR BANHO
-LAVAR
A CASA
-NA
PISCINA
-LAVAR
A LOUÇA
-PARA
BEBER
-NA
TORNEIRA DO FILTRO PARA BEBER
-ESCOVAR
OS DENTES
-ÁGUA
NA PRAIA PARA NADAR
-LAVAR
AS MÃOS
-REGANDO
AS PLANTAS
-ÁGUA
DA MANGUEIRA PARA LAVAR O QUINTAL
-PARA
LAVAR O CARRO
-FAZER
COMIDA
Em nossa procura pela água, nós os investigadores decidimos que precisamos ajudar as pessoas a entenderem como economizar a água. Pensamos muito no assunto resolvemos gravar um vídeo que apresentamos no sábado.
E ASSIM CONQUISTAMOS NOSSO PRIMEIRO ELEMENTO, ENTÃO ESCREVEMOS UM BILHETE COLETIVO PARA O FRAJINHA PARA QUE ELE FICASSE MAIS TRANQUILO.
r />
FRANJINHA
NÓS RECUPERAMOS O ELEMENTO ÁGUA E
DESCOBRIMOS QUE NÃO PODEMOS GASTAR MUITA ÁGUA PORQUE ESTÁ ACABANDO A ÁGUA DO
PLANETA.
NÃO PODEMOS DEIXAR A TORNEIRA ABERTA
QUANDO ESTAMOS ESCOVANDO OS DENTES OU LAVANDO LOUÇA, FECHAR A TORNEIRA DO
CHUVEIRO ENQUANTO ESTAMOS ESFREGANDO E ENSABOANDO NOSSO CORPO E NOSSO CABELO,
USAR ÁGUA DA CHUVA OU DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPA PARA LAVAR O QUINTAL.
ASSINADO
NESTE MOMENTO NOSSOS DESTEMIDOS DETETIVES IRÃO SE DIVIDIR PARA CONQUISTAR OS OUTROS ELEMENTOS.
Elemento
TERRA – 1° B
Elemento FOGO – 1° A
Elemento AR – 1° C
A CONQUISTA DO ELEMENTO FOGO - 1º ANO A
ATIVIDADE DESENCADEADORA
COMO SENSIBILIZAÇÃO APRESENTAMOS O VÍDEO
A CONQUISTA DO ELEMENTO FOGO - 1º ANO A
ATIVIDADE DESENCADEADORA
UTILIZANDO UMA VELA ACESA, PERGUNTEI AOS
ALUNOS O QUE SABIAM E O QUE QUERIAM SABER SOBRE ESTE ELEMENTO:
*POR QUE ELE QUEIMA?
*COMO FAZ PEGAR FOGO?
*O QUE ACONTECE QUANDO TEM GÁS?
*O CHOQUE DÁ FOGO?
*PO QUE EXPLODE?
*POR QUE DÁ CHOQUE QUANDO TEM ÁGUA?
*POR QUE EXPLODE, PEGA FOGO QUANDO UM
CARRO BATE NA GASOLINA?
*DO QUE É FEITO O FOGO?
*COMO O FOGO É FEITO COM A PEDRA?
*POR QUE O CARRO PEGA FOGO?
*COMO NA VELA O FOGO FICA PARADO E SE
COLOCAR EM OUTROS LUGARES PEGA FOGO EM OUTRAS COISAS?
COMO SENSIBILIZAÇÃO APRESENTAMOS O VÍDEO
ESCREVENDO O TEXTO COLETIVO SOBRE O VÍDEO ASSISTIDO:
O SURGIMENTO DO FOGO
UM RAIO CAIU E PEGOU FOGO EM UMA ÁRVORE. O HOMEM CHEGOU
PERTO E PRESTOU MUITA ATENÇÃO NO QUE ACONTECEU.
ELE FICOU
IMPRESSIONADO E VIU QUE QUEIMAVA, POIS
ERA MUITO QUENTE. ELE USOU PARA SE PROTEGER DE ANIMAIS FEROZES E DO FRIO NA
CAVERNA.
LISTANDO PARA QUE PRECISAMOS DO FOGO.
TEXTO COLETIVO:
PRECISAMOS DO FOGO
PARA:
- PARA QUANDO ACABAR A
ENERGIA, ILUMINAR COM A VELA;
-PARA ASCENDER O FOGÃO;
PARA ASCENDER A
FOGUEIRA;
-SERVE PARA O ESQUEIRO;
PARA ASCENDER A VELA;
PARA ESQUENTAR EM DIAS
FRIOS;
SERVE PARA QUEIMAR
COISAS;
USAMOS NO ACAMPAMENTO PARA
FOGUEIRA E PARA ESQUENTAR AS COMIDAS;
ELE É USADO DENTRO DO
FÓSFORO;
USAVA PARA ASCENDER AS
LANTERNAS ANTIGAS (LAMPIÃO);
PARA FAZER CHURRASCO;
Ler mais publicações no Calaméo
VÁRIOS TEMAS FORAM TRABALHADOS COM OS ALUNOS E QUE DERAM ORIGEM AOS TEXTOS COLETIVOS ABAIXO
INCÊNDIO
VÁRIOS TEMAS FORAM TRABALHADOS COM OS ALUNOS E QUE DERAM ORIGEM AOS TEXTOS COLETIVOS ABAIXO
INCÊNDIO
COMO
PREVENIR:
*NÃO DEIXAR CRIANÇAS SOZINHAS EM CASA;
*GUARDAR FÓSFOROS E ISQUEIROS FORA DO ALCANCE
DAS CRIANÇAS;
*ENSINAR
AS CRIANÇAS QUE O FOGO É PERIGOSO;
*ENSINAR
AS CRIANÇAS O NÚMERO DOS BOMBEIROS – 193;
*ENSINAR
AS CRIANÇAS A SAIR RAPIDAMENTE DO LUGAR QUE ESTÁ PEGANDO FOGO, COLOCANDO UMA
BLUSA NO NARIZ E NA BOCA E SE ARRASTAR NO CHÃO EVITANDO INALAR FUMAÇA.
É
PROIBIDO SOLTAR BALÕES
A CADA 3 BALÕES SOLTOS NO
AR, 2 CAEM ACESOS, CAUSANDO INCÊNDIOS EM FLORESTAS, CASAS E ATRAPALHANDO A ROTA
DOS AVIÕES.
FABRICAR, VENDER OU SOLTAR
BALÕES É CRIME AMBIENTAL ( LEI N° 9.605, ART. 42).
NOS MESES DE JUNHO E JULHO
AUMENTA O NÚMERO DE ACIDENTES COM BALÕES POR CAUSA DAS FESTAS JUNINAS.
PROFISSÃO BOMBEIRO
VISITA DO SARGENTO CARNEIRO – BOMBEIRO BRASILEIRO!!!
O
SARGENTO CARNEIRO DO CORPO DE BOMBEIROS VISITOU A NOSSA SALA, CONCEDENDO UMA
ENTREVISTA AO GRUPO DO 1° ANO A, ALÉM DE CONTAR E DESENHAR HISTÓRIAS.
DE ONDE VEM A ÁGUA DA MANGUEIRA QUE VOCÊ USA PARA APAGAR O FOGO?
EXISTE UMA CAIXA D’ÁGUA DENTRO DO
CAMINHÃO QUE ARMAZENA 5.000 LITROS DE ÁGUA. HÁ UMA TUBULAÇÃO, ONDE OS BOMBEIROS
ENGATAM A MANGUEIRA PARA APAGAR O FOGO.
COMO A ESCADA MAGIRUS SE MOVIMENTA SOZINHA?
NO CAMINHÃO EXISTE UM PISTÃO DE AR
QUE PERMITE QUE A ESCADA LEVANTE E RECOLHA.
É DIFÍCIL SALVAR PESSOAS?
SIM, PORQUE HÁ DIVERSAS SITUAÇÕES,
COMO ALGUÉM QUE FOI ATROPELADO, ALGUÉM QUE ESTÁ SE AFOGANDO...
COMO VOCÊ SALVA VIDAS SEM SE QUEIMAR?
USAMOS CAPACETE, JAQUETA ESPECIAL,
LUVA, CALÇA E BOTA.
COMO VOCÊS FAZEM SE TIVER UM GRANDE INCÊNDIO E NÃO TIVER UM HIDRANTE
PERTO?
A SABESP FORNECE ÁGUA ATRAVÉS DE
UMA TUBULAÇÃO ATÉ O HIDRANTE. QUANDO FALTA ÁGUA
NO CAMINHÃO, ELE ENGATA A MANGUEIRA NO HIDRANTE PARA ENCHER A CAIXAD’ÁGUA DO
CAMINHÃO, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE NÃO ESTACIONAR O CARRO ONDE HÁ PLACAS DE
HIDRANTE, QUE AVISAM QUE É PROIBIDO ESTACIONAR. MAS SE NÃO HOUVER UM HIDRANTE
POR PERTO, CHAMAMOS OUTRO CAMINHÃO DE BOMBEIRO.
VULCÃO
TEXTO COLETIVO
O VULCÃO É UMA MONTANHA COM BURACO NO MEIO QUE SAI LAVA DE DENTRO.
ISSO ACONTECE PORQUE AS PLACAS TERRESTRES SE MOVIMENTAM, SE BATEM E SE RACHAM.
DAS RACHADURAS SAEM A MAGMA.
TEXTO COLETIVO
QUEIMADAS
AS QUEIMADAS PODEM SER
NATURAIS OU PROVOCADAS PELO HOMEM.
AS NATURAIS ACONTECEM POR CAUSA DA BAIXA UMIDADE DO AR, DAS
TEMPERATURAS MUITO ALTAS E POR CAUSA DOS RAIOS DURANTE AS TEMPESTADES.
AS PROVOCADAS PELO HOMEM ACONTECEM
PORQUE O HOMEM JOGA CIGARRO NO MATO, POR SOLTAR BALÕES, PARA PREPARAR O
SOLO PARA O PLANTIO E PARA QUEIMAR AS FOLHAS DA CANA-DE AÇÚCAR PARA A COLHEITA.
FEIRA DE CIÊNCIAS
ENFIM, CAPTURAMOS O
ELEMENTO FOGO!!!
VÍDEO DA REUNIÃO DE PAIS
A CONQUISTA DO ELEMENTO TERRA - 1º ANO B
SENSIBILIZAÇÃO
DESENHANDO O SOLO
Isabelly e Mayrelle |
JOÃO E GABRIEL SANCHES |
VICTORIA E NATÁLIA |
MATHEUS E ENZO |
ENDREW E GABRIEL MOTA |
FAZENDO UM TERRÁRIO
FEIRA DE CIÊNCIA
ENFIM, CAPTURAMOS O
ELEMENTO TERRA!!
CONQUISTA DO ELEMENTO AR - 1º ANO C
SENSIBILIZAÇÃO
DIGITANDO A MÚSICA
VAMOS DESENHAR ONDE ENCONTRAMOS AR.
ANA BEATRIZ E LUANA |
BENTO E MURILO |
BIANCA E LAURA |
GUILHERME SIMON E GABRIEL |
GUILHERME SOUTO |
GUSTAVO ANDRADE E RAFAEL |
JULIA E NATASHA |
LAURA |
MANUELA E YASMIM |
MARIANA |
MATHEUS E GUSTAVO TREVIZAN |
SOFIA E MARIA EDUARDA |
BOLHAS
Olha a bolha d’água no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho na rolha!
Olha a bolha!
Olha a bolha na mão que trabalha
Olha a bolha de sabão na ponta da palha brilha, espelha e se espalha
Olha a bolha!
Olha a olha que molha a mão do menino:
A bolha de chuva na calha!
Cecília Meireles |
APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS E PAIS ( FELISB 2015)
FEIRA DE CIÊNCIAS
Todas as experiências que apareceram acima foram apresentadas na Feira de Ciências.
Veja um trecho desta apresentação:
ENFIM, CAPTURAMOS O
ELEMENTO AR!!