1º ANO - 2015

“OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA”

PROFESSORAS: 
1º ANO A - WALÉRIA 
1º ANO B - MARIA RITA
1º ANO C - ADRIANA



Nossa! o  Super H2O está pedindo ajuda, pois uma invenção do Franjinha (Turma da Mônica ) saiu do controle e os quatro elementos se perderam no tempo e só  com ajuda de nossos destemidos alunos poderemos recuperar os quatro elementos e salvar o planeta!
Vejam a mensagem que recebemos:



































Nosso primeiro desafio será recuperarmos o Elemento Água para isso vamos realizar uma roda de conversa para que os alunos mostrem seus conhecimentos prévios, levantem hipóteses (onde encontramos água? para que usamos água ? E se a água acabar o que pode  acontecer ?)









Uma das questões que surgiram é de como a Turma poderia nos identificar como parceiros nesta busca então resolvemos criar o distintivo de investigador. Para que se identifique a veracidade das informações contidas neste distintivo o mesmo deverá ser preenchido pelo próprio aluno.

                                    






A Primeira coisa que decidimos fazer foi investigar onde encontramos água, para isso montamos uma lista coletiva de lugares.


REPRESA
CACHOEIRA
MAR
PRAIA
NA TERRA
ESGOTO   
PIA                            
PISCINA
RIO
PRIVADA
CORRENTEZA
FILTRO DE ÁGUA
TORNEIRA
QUANDO CHOVE
CÉU




Vamos desenhar onde encontramos água.










 





UMA PAUSA NO PROJETO PARA REUNIÃO DE PAIS
MOSTRANDO UM POUCO DA ROTINA DOS ALUNOS



Fotos do passeio da turma  do 1º Ano C - professora Adriana

         https://goo.gl/photos/9V9Bw836pzuzW4Te6

Em parceria  com as atividades de sala de aula, onde a professora está trabalhando o projeto  "Os quatro elementos da natureza" tendo como foco do momento o elemento  água.  Nas aulas de artes optamos por trabalhar elementos que envolvam o assunto.


Quem me ensinou a nadar
Quem me ensinou a nadar
Foi, foi marinheiro
Foi os peixinhos do mar...

















































PONTOS E LINHAS












Continuando a investigação sobre o elemento água...



























APRENDENDO COM A TURMA DO CHUÁ CHUÁGUA, ASSISTINDO A VÍDEO COM O TEMA NA BIBLIOTECA 


 EXPLORANDO O SITE:
 http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/chuachuagua/index.htm  

PRIMEIRO COM A PROFESSORA E DEPOIS SOZINHOS.
























TREINAMENTO CONSTANTE PARA NOSSOS INVESTIGADORES  DECIFRANDO LETRAS, NÚMEROS E CÓDIGOS.























DEVIDO AO TRABALHO EM PARCERIA, NOSSOS ALUNOS FICARAM CURIOSOS UM SOBRE OS OUTROS, POR ESSE MOTIVO RESOLVEMOS DESENHAR A NOSSA FAMÍLIA E É MUITO LEGAL DESCOBRIR QUE CADA UM TEM SUA HISTÓRIA.




















MAS...ONDE USAMOS ÁGUA?

-POSTO DE GASOLINA
-PARA TOMAR BANHO
-LAVAR A CASA
-NA PISCINA
-LAVAR A LOUÇA
-PARA BEBER
-NA TORNEIRA DO FILTRO PARA BEBER
-ESCOVAR OS DENTES

-ÁGUA NA PRAIA PARA NADAR
-LAVAR AS MÃOS
-REGANDO AS PLANTAS
-ÁGUA DA MANGUEIRA PARA LAVAR O QUINTAL
-PARA LAVAR O CARRO
-FAZER COMIDA

Em nossa procura pela água, nós os investigadores  decidimos que precisamos ajudar as pessoas a entenderem como economizar a água. Pensamos muito no assunto resolvemos gravar um vídeo que apresentamos no sábado.












E ASSIM CONQUISTAMOS NOSSO PRIMEIRO ELEMENTO, ENTÃO ESCREVEMOS UM BILHETE COLETIVO PARA O FRAJINHA PARA QUE ELE FICASSE MAIS TRANQUILO.


r />



FRANJINHA
NÓS RECUPERAMOS O ELEMENTO ÁGUA E DESCOBRIMOS QUE NÃO PODEMOS GASTAR MUITA ÁGUA PORQUE ESTÁ ACABANDO A ÁGUA DO PLANETA.
NÃO PODEMOS DEIXAR A TORNEIRA ABERTA QUANDO ESTAMOS ESCOVANDO OS DENTES OU LAVANDO LOUÇA, FECHAR A TORNEIRA DO CHUVEIRO ENQUANTO ESTAMOS ESFREGANDO E ENSABOANDO NOSSO CORPO E NOSSO CABELO, USAR ÁGUA DA CHUVA OU DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPA PARA LAVAR O QUINTAL.
                                                                                                                     ASSINADO


                                                                                                                      1° ANO A



ENFIM, CAPTURAMOS O 

ELEMENTO ÁGUA!!!















NESTE MOMENTO NOSSOS DESTEMIDOS DETETIVES IRÃO SE DIVIDIR PARA CONQUISTAR OS OUTROS ELEMENTOS.

Elemento TERRA – 1° B
Elemento FOGO – 1° A
Elemento AR – 1° C



A CONQUISTA DO ELEMENTO FOGO - 1º ANO A


ATIVIDADE DESENCADEADORA


UTILIZANDO UMA VELA ACESA, PERGUNTEI AOS ALUNOS O QUE SABIAM E O QUE QUERIAM SABER SOBRE ESTE ELEMENTO:
*POR QUE ELE QUEIMA?
*COMO FAZ PEGAR FOGO?
*O QUE ACONTECE QUANDO TEM GÁS?
*O CHOQUE DÁ FOGO?
*PO QUE EXPLODE?
*POR QUE DÁ CHOQUE QUANDO TEM ÁGUA?
*POR QUE EXPLODE, PEGA FOGO QUANDO UM CARRO BATE NA GASOLINA?
*DO QUE É FEITO O FOGO?
*COMO O FOGO É FEITO COM A PEDRA?
*POR QUE O CARRO PEGA FOGO?

*COMO NA VELA O FOGO FICA PARADO E SE COLOCAR EM OUTROS LUGARES PEGA FOGO EM OUTRAS COISAS?


COMO SENSIBILIZAÇÃO APRESENTAMOS O VÍDEO












ESCREVENDO O TEXTO COLETIVO SOBRE O VÍDEO ASSISTIDO:





O SURGIMENTO DO FOGO


UM RAIO CAIU  E PEGOU FOGO EM UMA ÁRVORE. O HOMEM CHEGOU PERTO E PRESTOU MUITA ATENÇÃO NO QUE ACONTECEU.
ELE FICOU IMPRESSIONADO  E VIU QUE QUEIMAVA, POIS ERA MUITO QUENTE. ELE USOU PARA SE PROTEGER DE ANIMAIS FEROZES E DO FRIO NA CAVERNA.




LISTANDO PARA QUE PRECISAMOS DO FOGO.


TEXTO COLETIVO:




PRECISAMOS DO FOGO PARA:
- PARA QUANDO ACABAR A ENERGIA, ILUMINAR COM A VELA;
-PARA ASCENDER O FOGÃO;
PARA ASCENDER A FOGUEIRA;
-SERVE PARA O ESQUEIRO;
PARA ASCENDER A VELA;
PARA ESQUENTAR EM DIAS FRIOS;
SERVE PARA QUEIMAR COISAS;
USAMOS NO ACAMPAMENTO PARA FOGUEIRA E PARA ESQUENTAR AS COMIDAS;
ELE É USADO DENTRO DO FÓSFORO;
USAVA PARA ASCENDER AS LANTERNAS ANTIGAS (LAMPIÃO);
PARA FAZER CHURRASCO;



Ler mais publicações no Calaméo

VÁRIOS TEMAS FORAM TRABALHADOS COM OS ALUNOS E QUE DERAM ORIGEM AOS TEXTOS COLETIVOS ABAIXO 


INCÊNDIO


COMO PREVENIR:
*NÃO DEIXAR CRIANÇAS SOZINHAS EM  CASA;
*GUARDAR FÓSFOROS E ISQUEIROS FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS;
*ENSINAR AS CRIANÇAS QUE O FOGO É PERIGOSO;
*ENSINAR AS CRIANÇAS O NÚMERO DOS BOMBEIROS – 193;

*ENSINAR AS CRIANÇAS A SAIR RAPIDAMENTE DO LUGAR QUE ESTÁ PEGANDO FOGO, COLOCANDO UMA BLUSA NO NARIZ E NA BOCA E SE ARRASTAR NO CHÃO EVITANDO INALAR FUMAÇA.

É PROIBIDO SOLTAR BALÕES
A CADA 3 BALÕES SOLTOS NO AR, 2 CAEM ACESOS, CAUSANDO INCÊNDIOS EM FLORESTAS, CASAS E ATRAPALHANDO A ROTA DOS AVIÕES.
FABRICAR, VENDER OU SOLTAR BALÕES É CRIME AMBIENTAL ( LEI N° 9.605, ART. 42).
NOS MESES DE JUNHO E JULHO AUMENTA O NÚMERO DE ACIDENTES COM BALÕES POR CAUSA DAS FESTAS JUNINAS.











PROFISSÃO BOMBEIRO

VISITA DO SARGENTO CARNEIRO – BOMBEIRO BRASILEIRO!!!
O SARGENTO CARNEIRO DO CORPO DE BOMBEIROS VISITOU A NOSSA SALA, CONCEDENDO UMA ENTREVISTA AO GRUPO DO 1° ANO A, ALÉM DE CONTAR E DESENHAR HISTÓRIAS.

DE ONDE VEM A ÁGUA DA MANGUEIRA QUE VOCÊ USA PARA APAGAR O FOGO?
EXISTE UMA CAIXA D’ÁGUA DENTRO DO CAMINHÃO QUE ARMAZENA 5.000 LITROS DE ÁGUA. HÁ UMA TUBULAÇÃO, ONDE OS BOMBEIROS ENGATAM A MANGUEIRA PARA APAGAR O FOGO.
COMO A ESCADA MAGIRUS SE MOVIMENTA SOZINHA?
NO CAMINHÃO EXISTE UM PISTÃO DE AR QUE PERMITE QUE A ESCADA LEVANTE E RECOLHA.
É DIFÍCIL SALVAR PESSOAS?
SIM, PORQUE HÁ DIVERSAS SITUAÇÕES, COMO ALGUÉM QUE FOI ATROPELADO, ALGUÉM QUE ESTÁ SE AFOGANDO...
COMO VOCÊ SALVA VIDAS SEM SE QUEIMAR?
USAMOS CAPACETE, JAQUETA ESPECIAL, LUVA, CALÇA E BOTA.
COMO VOCÊS FAZEM SE TIVER UM GRANDE INCÊNDIO E NÃO TIVER UM HIDRANTE PERTO?

A SABESP FORNECE ÁGUA ATRAVÉS DE UMA TUBULAÇÃO ATÉ O HIDRANTE. QUANDO FALTA ÁGUA NO CAMINHÃO, ELE ENGATA A MANGUEIRA NO HIDRANTE PARA ENCHER A CAIXAD’ÁGUA DO CAMINHÃO, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE NÃO ESTACIONAR O CARRO ONDE HÁ PLACAS DE HIDRANTE, QUE AVISAM QUE É PROIBIDO ESTACIONAR. MAS SE NÃO HOUVER UM HIDRANTE POR PERTO, CHAMAMOS OUTRO CAMINHÃO DE BOMBEIRO.





























VULCÃO


TEXTO COLETIVO
O VULCÃO É UMA MONTANHA COM BURACO NO MEIO QUE SAI LAVA DE DENTRO. ISSO ACONTECE PORQUE AS PLACAS TERRESTRES SE MOVIMENTAM, SE BATEM E SE RACHAM. DAS RACHADURAS SAEM A MAGMA.





















TEXTO COLETIVO
QUEIMADAS

  AS QUEIMADAS PODEM SER NATURAIS OU PROVOCADAS PELO HOMEM.
  AS NATURAIS ACONTECEM POR CAUSA DA BAIXA UMIDADE DO AR, DAS TEMPERATURAS MUITO ALTAS E POR CAUSA DOS RAIOS DURANTE AS TEMPESTADES.
  AS PROVOCADAS PELO HOMEM ACONTECEM  PORQUE O HOMEM JOGA CIGARRO NO MATO, POR SOLTAR BALÕES, PARA PREPARAR O SOLO PARA O PLANTIO E PARA QUEIMAR AS FOLHAS DA CANA-DE AÇÚCAR PARA A COLHEITA.








FEIRA DE CIÊNCIAS





























ENFIM, CAPTURAMOS O 

ELEMENTO FOGO!!!










VÍDEO DA REUNIÃO DE PAIS



A CONQUISTA DO ELEMENTO TERRA - 1º ANO B



SENSIBILIZAÇÃO





DESENHANDO O SOLO





















Isabelly e Mayrelle

JOÃO E GABRIEL SANCHES

VICTORIA E NATÁLIA





MATHEUS E ENZO
















ENDREW E GABRIEL MOTA

















APRENDENDO SOBRE OS TIPOS DE SOLO








FAZENDO UM TERRÁRIO










































FEIRA DE CIÊNCIA


























ENFIM, CAPTURAMOS O 

ELEMENTO TERRA!!









CONQUISTA DO ELEMENTO AR - 1º ANO C




SENSIBILIZAÇÃO





















DIGITANDO A MÚSICA







































   








VAMOS DESENHAR ONDE ENCONTRAMOS AR.

ANA BEATRIZ E LUANA

BENTO E MURILO

BIANCA E LAURA

GUILHERME SIMON E GABRIEL 
GUILHERME SOUTO

GUSTAVO ANDRADE E RAFAEL

JULIA E NATASHA

LAURA

MANUELA E YASMIM

MARIANA

MATHEUS E GUSTAVO TREVIZAN

SOFIA E MARIA EDUARDA



























                                          BOLHAS


 Olha a bolha d’água no galho!
    Olha o orvalho!
 Olha a bolha de vinho na rolha!
                        Olha a bolha!
 Olha a bolha na mão que trabalha
 Olha a bolha de sabão na ponta da palha brilha, espelha e se espalha
 Olha a bolha!
 Olha a olha que molha a mão do menino:
 A bolha de chuva na calha!

Cecília Meireles




                                                                                           

                                   



PARA VER MAIS  FOTOS CLIQUE:     https://goo.gl/photos/atbUvGXbtazcqRqc8





















APRESENTAÇÃO PARA ALUNOS E PAIS ( FELISB 2015)






FEIRA DE CIÊNCIAS


Todas as experiências que apareceram acima foram apresentadas na Feira de Ciências.















Veja um trecho desta apresentação:







ENFIM, CAPTURAMOS O 

ELEMENTO AR!!