Tendo em vista, as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 que dificultou intensamente o desenvolvimento de relações sociais, do contato com o outro e, principalmente do brincar, optamos por desenvolver um projeto centrado no desenvolvimento de brinquedos e brincadeiras, que ao atentar para aspectos da saúde infantil, nos permitisse ao mesmo tempo, realizar um trabalho que contemplasse também aspectos relativos à escrita e leitura, à Arte e Educação física de modo interdisciplinar visando o desenvolvimento físico e cognitivo por meio de vivências com os pares no ambiente escolar.
ETAPAS DO TRABALHO:
Roda de conversa (Quais os brinquedos preferidos?).
Listar os brinquedos em cartaz.
Roda de conversa (Qual a brincadeira preferida?).
Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar.
Pesquisar junto com as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância.
Verificar a possibilidade, de uma pessoa mais velha vir até a escola contar como eram as brincadeiras antigamente.
Ler as pesquisas para as crianças e junto com elas selecionar algumas para brincar.
Propor para que as crianças desenhem algumas brincadeiras.
Pesquisa em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras e jogos.
Confecção e elaboração de alguns jogos de chão e de mesa para um dia de jogos com a família, (amarelinha, jogos de percurso na mesa, cinco marias, cama de gato. Bolinha de gude, entre outros);